Mix de legumes em conserva

Bom dia pessoal,

Hoje vou passar uma receita básica e fácil de se fazer em casa, eu adoro porque gosto de receber os amigos em casa e ás vezes estamos tão sem tempo para sair e comprar alguns aperitivos, então é sempre bom ter esse mix em mãos, é rápido, vamos lá?

Ingredientes:

  • 300g de batatas pirulito ( são aquelas batatas pequenas);
  • 3 cenouras pequenas em rodelas;
  • 1 abobrinha menina fatiada fininha;
  • 150g de vagem;
  • 200g de salsicha;
  • 1 cebola em rodelas;
  • 4 dentes de alho;
  • 500ml Óleo de cozinha e azeite;
  • 2 limões sicilianos e/ou taiti;
  • Tempero a gosto.

Modo de preparo:

Cozinhe juntos a batata e a cenoura, separadamente cozinhe a vagem e depois a abobrinha fatiada que só necessita de um pré cozimento, tipo deixe ela ao dente ok. A cenoura eu corto em rodelas, e a batata corto no meio, mas é porque eu gosto, acho que o tempero pega mais, mas é opcional ok. Pique a cebola em rodelas e deixe elas na água dentro do congelador por alguns minutos, para que ela perca aquele amargo e fique mais crocante. Também ferva a salsicha.

Enquanto os legumes cozinham prepare um vasilhame grande para guardar a sua conserva, não esqueça de fazer a higienização. Coloque nesse vazilhame o óleo ou azeite ou misture os dois (no meu caso eu misturo 250ml de cada um), esprema 2 limões sicilianos e 2 taiti, se quiserem podem fazer somente com 1 tipo de limão, não tem problema ok. Coloque 2 colheres de sopa de sal, 1 colher de café pimenta do reino, 1 folha de louro, os alhos sem amassar e reserve. Conforme os legumes forem ficando ao dente, você os coloca dentro do vasilhame e vai misturando a salsicha, cortada em rodelas. Inclua a vagem inteira, a vagem pessoal é opcional (eu usei aqui para não perder na geladeira, pois eu sempre exagero quando vou a feira rs).

Também piquei  em rodelas uma pimenta dedo de moça, sem a semente é claro, mas tenham cuidado porque o sabor realça rapidinho e vai arder. Fui experimentando e ajustando o sal, mas cuidado porque você não vai perceber logo de cara, o tempero com o tempo vai ficando cada vez mais forte então cuidado para não salgar demais, até mesmo porque a salsicha já é temperada. Para quem gosta pode colocar azeitonas tambem, eu geralmente deixo elas inteira, ou pode picar em rodelas.

Para finalizar inclua as cebolas em rodelas e jogue um pouco de folhas de manjericão por cima e mexa bem. Deixe esfriar e de meia em meia hora de uma chacoalhada no pote para ir misturando o tempero e pronto pessoal, deixe na geladeira ok.

Espero que gostem.

Forte abraço a todos!

Comente!

