Cooktop por indução eletromagnética

20

Para aqueles que gostam de tecnologia, e ficam horas entre laptops, tablets e smartphones, vão adorar essa novidade tecnológica. O cooktop por indução eletromagnética é uma alternativa (um tanto cara ainda) para o aproveitamento da energia necessária para o cozimento. Antes de conhecer esse interessante equipamento, que tal uma explicação científica?

Como se dá o cozimento dos alimentos? Claro, é pelo calor, quando aquecidos passam por mudanças químicas que, no ponto certo, os deixam deliciosos… Desde os tempos das cavernas o fogo é a principal forma de obter calor, e queimamos madeira nesse intuito. Com o desenvolvimento da exploração de petróleo, passamos a usar o gás GLP (gás liquefeito de petróleo), até hoje queimado em nossos fogões. Entretanto, a eficiência desse modo de aquecimento é de 40%, e a maior parte do calor é perdida. O gás está muito caro hoje em dia, não é mesmo? E fica pior quando sabemos que 60% dele é perdido!!!!!

Bom, Temos hoje também os fogões e fornos elétricos, que usam de resistências (como no chuveiro, na lâmpada incandescente, no aquecedor elétrico, etc.) para se aquecerem e assim aquecer a panela e o alimento. Essa forma de cozimento, tal como o chuveiro elétrico, consome muita energia, pois parte do calor se perde.

É aí que o fogão por indução ganha dos outros, pois te uma eficiência de 84%, consumindo somente um terço do que um chuveiro consome. Como ele funciona. Por incrível que pareça, ele não produz calor! O fogão possui bobinas de fios de cobre, que alternam sua corrente e imantam a panela. Imantar significa que as panelas são magnetizadas, e nesse processo esquentam. Enquanto que no fogão tradicional é o fogo que esquenta a panela, no de indução ela se esquenta sozinha, influenciada pelo eletromagnetismo. Além do baixo consumo elétrico, nesses fogões por indução as panelas se esquentam por igual, e diminui muito o calor que passa para o ambiente, de forma que o uso prolongado do fogão não esquenta a cozinha!

O problema desses fogões é que ele só aceita panelas que sejam magnetizáveis, como as de ferro ou de liga de aço inox. Nada de panelas de alumínio, vidro, entre outras. Para testar sua panela, veja se um imã gruda nela. Se grudar, ótimo sinal!

Abaixo, um video interessante sobre como é construído um cooktop por indução.

Comente!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s